Descompressão dos Trapézios
Uma das mais frequentes queixas é o "peso nas costas", consequência de más posturas e permanente "stress", que conduzem a contracção na região dos ombros e trapézios, de onde resulta má circulação sanguínea e consequente e progressiva sensação de peso e, mais tarde, dor.
Se estivermos atentos, percebemos que, mesmo durante a refeição, ou quando lemos um livro, jornal ou revista, temos os ombros tensos. Ora, primeiro é necessário saber que esta é a realidade. Só depois poderemos aprender a relaxar conscientemente, pelo menos nos momentos em que podemos fazê-lo de um modo mais pausado.
Para se atingir um grau de relaxamento frutuoso há necessidade de recorrer a exercícios corporais aliados à respiração. Nada de complicado, certamente. Basta que estejamos a controlar mentalmente o decorrer do exercício, pois é a "mente" que leva ao "corpo" a potência ou o relaxe.
É este o "segredo" do Yoga. Yoga quer dizer harmonia, integração, união. Ou seja, o nosso ser físico, mental e emocional, vai unir-se numa tarefa comum e com um determinado propósito. Neste caso, para estimular a erradicação do incómodo e limitativo "peso nas costas".
Um proveitoso ásana para atingir com satisfação esta finalidade é um exercício muitíssimo simples, designado "Descompressão dos Trapézios" e que se realiza desta forma:
1º - De pé, pernas afastadas, braços ao longo do corpo e olhos fechados (para sentir profundamente o trabalho), concentra-se e...
2º - ... inspirando, abre os braços à altura dos ombros (como se fosse um boneco de borracha, enchendo), mantém a inspiração e, com firmeza, junta as mãos em frente do peito e entrelaça os dedos, após o que...
3º - ... expirando, vai alongando os braços e voltando as palmas das mãos para cima, enquanto eleva os braços acima da cabeça, com firmeza. Aí...
4º - ... inspira profundamente e eleva os braços mais para cima e para trás, até sentir a activação dos trapézios. Sustenta um pouco a postura e...
5º - ... expirando, abandona os braços, desce as mãos pelo centro do tronco, à vontade, e fica respirando livremente.
6º - Repete algumas vezes, mantendo a concentração e cumprindo os tempos respiratórios.
Dose - 3 vezes (ou mais, claro)
Dose - 3 vezes (ou mais, claro)
Nota - Procure prolongar o tempo de extensão. Há necessidade, porém, de manter uma folga de flexibilidade, pois não podemos alongar e resistir ao mesmo tempo.
Este ásana oferece a descompressão das costas e actua directamente sobre os trapézios, favorecendo a sensação de leveza.