Torção Espinhal (Vakrásana)
Onde se localiza a maior parte das "dores"? Por experiência própria ou informação alheia, sabemos que as incomodidades dolorosas e limitadoras se instalam nas costas, seja a nível da coluna (cervicais e sacro-lombar) ou nas cordas de suporte (músculos e tendões) e que, mutuamente, se influenciam.
É comum aceitar a mensagem de que podemos vitalizar o nosso corpo com ocasionais idas ao ginásio ou com a ingestão de produtos milagrosos. Mas é evidente que nada se consegue sem perseverança e trabalho. Nada é oferecido de graça. Nada é obtido sem dedicação.
A nossa estrutura tem duas secções de suporte, ao nível esquelético (coluna vertebral e pernas) e que necessitam da ajuda das massas musculares e tendinosas para aguentarem o peso e o esforço. Sedentarismo ou más posturas levam ao enfraquecimento geral e, como o esforço e o peso permanecem, é óbvio que a estrutura sofrerá. É nessa altura que lança o seu aviso de alarme em forma de dor.
Ora, esse "trabalho" de prevenção e recuperação só é possível se for praticado em termos pessoais, isto é, sem a obrigação de acompanhar a cadência dos companheiros. Isto é perfeitamente compreensível.
Um excelente exercício para tonificar as costas (coluna e massas sustentadoras da sua mobilidade) é a "Torção Espinhal" indicada na foto (nível médio) e que se exercita assim:
* Sente-se numa superfície macia, mas firme. Recolha uma perna e passe o pé direito para o lado de fora da perna esquerda. Leve a mão direita ao pé direito, enquanto o braço esquerdo serve de apoio. Endireite a coluna para que ela fique pronta a ser "torcida em parafuso". Então...
* ... inspire profundamente, sustente um pouco e, expirando longamente, comece a torcer com a ajuda do braço, até terminar (ao mesmo tempo) a expiração e o movimento. Aí, sustente a respiração (em vazio), até necessitar de inspirar. Depois...
* ... expirando, destorça devagar e leve o movimento até ao fim. Aí respire à vontade, preparando o gesto seguinte.
* Então, troque o braço, conforme a foto (o que servia de apoio passa para o lado contrário da perna dobrada e o outro passa a ser o de apoio) e, com a mesma técnica respiratória, torça para o outro lado.
* Repita trocando as pernas.
Dose - 3 vezes
Nota - Esta técnica excelente trabalha a coluna baixa, a região renal e faz profunda massagem aos orgãos abdominais. Exercite com atenção, paciência e sem exagero de torção. É preferível torcer pouco, mas torcer harmoniosamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário